SOBRE O PROJETO
PROPÓSITO
Muntu - Memórias Solares em Movimento é o projeto de gestão artístico pedagógica no qual cuidará da curadoria, programação e execução de cursos, oficinas e ações formativas do CRD - Centro de Referencias da(s) Dança(s) durante o período de Abril de 2024 a Outubro de 2025.
​
O projeto é de autoria e gerido por Will Lima, Paloma Xavier e RodrigoCândido tendo como fundamento a pluralidade de pensamentos, estéticas,pesquisa e linguagens em dança, corpo e movimento e demais áreas correlacionadas. Acreditamos que
é possível acender o sol e as potênciasdas danças plurais e diversas da nossa cidade.



CONCEITOS
O projeto artístico pedagógico refere-se ao ato político e poético defomentar o Muntu (ser humano) a ser o que o filósofo Dr. Fu-Kiau considera como essencialmente “um sol vivo” e em movimento de acordo com afilosofia Kindezi - A arte bantu kongo do cuidar. Identificamos que SãoPaulo é uma cidade dançante, que pulsa movimento por toda parte e assimcomo a grande pluralidade de corpos, abriga um imenso repertório dedanças e possibilidades de existências desses “Muntus”.
​
A partir desta percepção, nor perguntamos:
Como referenciar essas danças? Ou melhor, como ser um Centro de Referência das Danças e essas danças se verem refletidas ali dentro?
​
Um Lugar onde seja possível encontrar representatividade da maior parte das danças que movem essa cidade.
OBJETIVO
Almeja-se protagonizar de forma solar as danças que pulsam em diferentes partes da cidade, fomentar esses corpos e promover vivências para um público amplo, com diferentes abordagens de dança e níveis de conhecimento.
Promover essa diversidade de ações é reflexo de um olhar amplo e datentativa de contemplar a maior diversidade possível dentro deste espaço,sem deixar de considerar a singularidade de cada um.



ARTICULAÇÃO
CULTURAL
Fortalecer e ampliar o acesso do público frequentador do CRD e expandiro acesso a novos públicos interessados na proposta do projeto Muntu
​
Mobilizar e estabelecer parcerias com escolas, ocupações, artistas,moradores da região para participares das ações formativas e demais atividades do CRD
​
Constante mapeamento e diálogo com instituiçoes culturais, poder público e sociedade cívil.
​
Compromisso com a inclusão de existências plurais, olhando sobretudo para os recortes de gênero, raça, pessoas com deficiências dentre outros.